ESCULTURA AIRES MATEUS Bienal Venecia ´12

Francisco y Manuel Aires Mateus, Venecia, agosto ´12

 

Common Ground | RADIX (PT)

A ideia de “common ground” pressupõe a possibilidade de reconhecer e compreender uma realidade, que é física mas também cultural, previamente arquivada na memória, na história, na teoria.

A arquitectura atribui significados a uma condição sensorial. Num acto consciente reclama um sentido cultural e instaura relações entre realidades, transformando esse acto de reconhecimento em afecto.

Partindo da constituição de uma ideia de espaço comum, do conceito de contemporaneidade como coincidência no tempo e no espaço, reconhecer é acolher, estabelecer uma continuidade, uma ressonância, e não uma procura de novidade. Investigar e propor são actos culturais de recombinação, porto seguro de encontro, diálogo e reflexão.

No campo da arquitectura identificam-se memórias de formas, de técnicas, de espaços, de materiais, de cheiros, de tactos, de luz e de sons. Esta identificação é electiva e afectiva. Este reconhecimento, selecciona, despertando e recombinando, permitindo uma compreensão do património comum e também uma acção crítica sobre ele.

Na ideia de “common ground” interessa-nos a realidade na sua dimensão evocativa. Mais que a proposta singular, interessa-nos que nela se reconheça uma herança comum, imagens do mundo e espaços que constituam uma ideia de valor colectivo.

 

Common Ground | RADIX (IT)

L’idea di “common ground” presuppone la possibilitá di riconoscere e comprendere una realtà, fisica ma anche culturale, previamente registrata nella memoria, nella storia, nella teoria.

L’architettura attribuisce significati ad una condizione sensoriale: attraverso un atto cosciente, rivendica un significato culturale e instaura relazioni tra realtà differenti, trasformando questo atto di riconoscimento in affetto.

Partendo dall’idea di “common ground”, e dal concetto di contemporaneità come convergenza nel tempo e nello spazio, riconoscere significa accogliere, stabilire continuità e risonanza invece di ricercare novità. Ricercare e proporre sono processi culturali di incontro, dialogo, e riflessione.

In architettura, la memoria identifica forme, spazi, materiali, odori, luci e suoni, atraverso una selezione elettiva e affettiva. Questo riconoscimento avviene risvegliando e ricombinando ricordi, permettendo cosí la definizione di un patrimonio comune, e una sua lettura critica.

Nel tema di “common ground”, ci interessa la realtá nella sua dimensione evocativa. Oltre alla proposta, ci interessa che in essa si riconosca un patrimonio comune, composto da immagini e spazi che costituiscano una idea di valore collettivo.

 

Common Ground | RADIX (EN)

The concept “common ground” stems from the possibility of recognizing and understanding a reality that is not only physical but also cultural, having been registered through memory, history and theory.

Architecture assigns meaning to sensorial perceptions. It consciously claims cultural significance and establishes links between realities transforming the act of recognition into affection.

Based on the creation of an idea of common ground and contemporaneity as coincidental in time and space, to recognize is to include, promoting continuity instead of seeking novelty. Researching and proposing are acts of cultural recombination, allowing for dialogue and reflection to meet.

In the field of architecture memory identifies shapes, spaces, materials, scents, touch, light and sounds. This process of identification is both elective and affective. This recognition is in it self a selection, reawakening and recombining, allowing for a critical understanding of a common heritage.

With “common ground” we are concerned with an evocative dimension of reality. More than a singular concept or a unique moment, we are interested in evoking a sense of a common heritage through the use of images and spaces that constitute an idea of collective value.

Texto y dibujos por cortesía de estudio A Mateus.

Fotografías © Juan Rodríguez

 

 

 

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